Área Logada

AbrilPrev

A conquista da confiança do abriliano

A Abrilprev oferece um plano de previdência complementar para que os abrilianos possam se aposentar em condições dignas. O fundo de pensão foi criado em 1994 pelas empresas do Grupo Abril para fazer parte de sua política de benefícios.

As patrocinadoras, que dão suporte ao funcionamento do plano, também depositam, mensalmente, uma importância na conta em nome dos participantes, aliando-se ao esforço para constituir suas reservas para o futuro.

Pelo regulamento do plano, o depósito pode variar de 30% a 150% da contribuição básica do participante, dependendo de seu tempo de casa e do resultado econômico do Grupo Abril.

Hoje, cerca de 8.000 abrilianos participam da Abrilprev, entre ativos, aposentados, autopatrocinados e em benefício proporcional diferido. Suas contribuições, somadas às das patrocinadoras e aos rendimentos, fizeram seu patrimônio chegar a R$ 700 milhões em 2014.

  • Participantes
    contribuintes

    3423
    abrilianos
  • % de adesão
    ao plano

    53,8%
  • Patrocinadoras

    19
    empresas
  • Aposentados
    &
    pensionistas

    371
    participantes
  • Benefícios
    Pagos*

    r$ 113.766.678,64
    *Inclui aposentadorias, resgates e portabilidade até /2013

Evolução do patrimônio

História de sucesso

Fundo de pensão pioneiro no setor de comunicações, a Abrilprev foi concebida quando a inflação era um monstro que assustava o país. A desvalorização da moeda brasileira atingiu a média de 43% ao mês no primeiro semestre de 1994, o primeiro ano de funcionamento da Entidade.

Naquele cenário turbulento, a sobrevivência em curto prazo tomava boa parte dos esforços do cidadão comum, mas a questão da aposentadoria começava a preocupar a classe média. Ao mesmo tempo que o país clamava por medidas para estabilizar a economia, o Grupo Abril propôs ao abriliano uma ferramenta para o planejamento de longo prazo.

Monstro sob controle

A inflação baixa no segundo semestre de 1994

A criação da Abrilprev foi anunciada em carta assinada pelo presidente do Grupo Abril, Roberto Civita. Em janeiro de 1994, o convite à adesão foi aceito por 82% dos abrilianos que podiam contribuir com o plano.

O plano passou por processo de amadurecimento, com sucessivas mudanças para melhor. Também se aperfeiçoaram a legislação do segmento e as práticas de todo o mercado de previdência complementar.

O formato do plano, a gestão transparente e o desempenho dos investimentos conquistaram a confiança dos abrilianos. A Abrilprev consolidou-se como sua melhor opção atingir uma aposentadoria digna.

Média do 1.o semestre: 43,1% ao mês
Média do 2.o semestre: 2,9% ao mês
Variação mensal do IPCA, em % - Fonte: IBGE

Os fatos que marcaram a história da Abrilprev

(Matéria atualizada em 23/02/15 às 19h10.)

Mapa do site