AbrilPrev

Abrilprev – Resultados 4° Trimestre de 2017

A Abrilprev fechou o ano de 2017 com rentabilidade acumulada no ano de 11,38%, 9,12% acima da inflação oficial do período. Nos últimos 24 meses, a rentabilidade foi de 27,72%, acima da inflação de 8,78%. Em 36 meses, a rentabilidade foi de 44,27% contra uma inflação acumulada de 21,05%. Em todos os períodos analisados, a rentabilidade da Abrilprev está acima do CDI.

Em vários períodos, a rentabilidade da Abrilprev supera os principais indicadores de mercado:

Nossa performance está alicerçada em uma Política de Investimentos conservadora e diversificada, que garante a solidez e a rentabilidade dos investimentos. Em 29 de Dezembro, a Abrilprev apresentou um patrimônio consolidado de R$ 947 Milhões, cujos recursos estão investidos da seguinte forma:

A Mercer apura mensalmente um comparativo de rentabilidade com as Entidades que monitora. A metodologia utilizada é a TIR (Taxa Interna de Retorno) e não inclui o segmento de imóveis.

O plano da Abrilprev no mês de dezembro ficou acima da mediana da amostra. No ano, em 12 e 24 meses apresentou resultado abaixo da mediana das Entidades monitoradas pela Mercer.

No mesmo relatório, a Abrilprev está posicionada acima da mediana na rentabilidade anualizada de 36 e 48 meses, respectivamente (13,40% e 12,55%), dentro do universo de 50 Entidades acompanhadas pela consultoria.

O retorno abaixo da mediana de mercado nos períodos mais curtos ocorre porque a maior parte das Entidades que fazem parte desse comparativo assumem maior risco nos seus investimentos em relação ao risco incorrido pelo portfólio da Abrilprev. Com o cenário de taxa de juros em patamares historicamente baixos em 2018, a tendência é termos um resultado comparativo melhor com risco moderado.

O DP (desvio padrão), que mede o risco do portfólio, encontra-se igual a mediana. Diante da análise desses indicadores, verifica-se que o portfólio da Abrilprev vem apresentando elevado retorno no longo prazo com risco mediano em relação ao grupo de Entidades monitorado pela Mercer.

  

É importante ressaltar que a Abrilprev se encontra entre os melhores fundos no ranking de rentabilidade das Entidades analisadas pela Mercer no período de 48 meses, resultado que reflete a consistência da política de investimentos de longo prazo adotada pela nossa Entidade.

Política de Investimentos

No mês de Dezembro a Abrilprev publicou em seu site a nova política de investimento para 2018. Diante do cenário de taxa de juros em nível historicamente baixo, o documento propõe um aumento no processo de diversificação, elevando as alocações em investimento no exterior e ações. Adicionalmente, a política prevê o início de alocação em investimentos estruturados, por meio de fundo multimercado. Essas alterações visam manter o retorno do Plano acima da meta estabelecida, sem incorrer em aumento de risco. Clique aqui e veja a nova política de investimentos.

Alteração de Contribuição

Os participantes que contribuem mensalmente a Abrilprev e que queiram alterar o valor da contribuição mensal, deverão realizar a solicitação até o final de março ou nos meses de agosto e dezembro. Os formulários para as referidas alterações estão disponíveis no nosso site. Para acessar o formulário clique aqui. Participantes ativos nas empresas deverão encaminhar o formulário ao setor de RH e os participantes autopatrocinados deverão enviar pelo correio à Abrilprev.

2° Encontro de Participantes

No mês de novembro a Abrilprev realizou o 2° Encontro de Participantes para esclarecer dúvidas e questionamentos a respeito do futuro do nosso Plano, as estratégias que estão sendo adotadas pela Administração e como a Abrilprev tem funcionado. Para saber mais detalhes sobre este evento, clique aqui e veja o boletim completo.

Imóvel

Nos últimos meses a locatária do imóvel pertencente a Abrilprev, devido a reestruturação de seus negócios, não tem efetuado o pagamento do aluguel. Esse evento não tem prejudicado a rentabilidade do nosso Plano, pois o valor está sendo provisionado. A Administração vem tomando todas as ações, previstas em contrato, para que essa situação seja regularizada com a maior brevidade possível.

Manutenção de Participantes

O ano de 2017 tem sido considerado como o início da recuperação do Brasil após o período de maior recessão dos últimos anos. Para enfrentar 2018 e voltar a crescer, a maioria das empresas precisou buscar novas fontes de receita e, principalmente, reduzir custos. Com as empresas patrocinadoras do Plano Abrilprev não foi diferente. Dos Participantes que se desligaram das empresas patrocinadoras, 98,7% decidiram continuar vinculados à Abrilprev, totalizando R$ 23,5 Milhões de recursos mantidos sob gestão da Abrilprev.

Deste montante, 58,5% tornaram-se autopatrocinados e continuarão contribuindo com o Plano para aumentar o saldo acumulado, até serem elegíveis a começar a receber os benefícios; 4,5% entraram com pedido para iniciar o recebimento de benefícios mensais e; 37% optaram pelo BPD (sigla de Benefício Proporcional Diferido), mantendo o saldo acumulado, sem novas contribuições, que será corrigido pelo retorno dos investimentos. Clique aqui e veja a notícia em nosso site.

(Matéria atualizada em 02/02/2018 11:20).

Termos de Uso e Política de Privacidade

Mapa do site