AbrilPrev

Abrilprev – Resultados 2° Trimestre de 2018

A Abrilprev fechou o 1° semestre de 2018 com rentabilidade acumulada no ano de 4,80%, acima da inflação oficial do período de 2,57%. Nos últimos 12 meses, o rendimento foi de 11,07%, acima da inflação de 3,53% no mesmo período. Em 24 meses, a rentabilidade foi de 24,14%, acima da inflação de 6,17%. Em 36 meses, a rentabilidade foi de 40,13% contra uma inflação acumulada de 16,25%. Em todos os períodos analisados, a rentabilidade da Abrilprev está acima do CDI. Ao longo desse ano, o processo de diversificação dos investimentos tem agregado valor, refletido na rentabilidade do ano, sem adição de risco ao portfólio da Abrilprev.

A média de retorno dos planos de previdência abertos (PGBL), de grandes bancos, ao longo deste ano está em 2,35%, frente a rentabilidade da Abrilprev de 4,80%.

Em vários períodos, a rentabilidade da Abrilprev supera os principais indicadores de mercado:

Nossa performance está alicerçada em uma Política de Investimentos conservadora e diversificada, que garante a solidez e a rentabilidade dos investimentos. Em 29 de Junho, a Abrilprev apresentou um patrimônio consolidado de R$ 972 Milhões, cujos recursos estão investidos da seguinte forma:

 

A Mercer, consultoria de investimentos especializada em previdência complementar, apura mensalmente um comparativo de rentabilidade com os fundos de pensão que monitora. A metodologia utilizada é a TIR (Taxa Interna de Retorno) e não inclui o segmento de imóveis.

O plano da Abrilprev no mês de Junho ficou próximo ao quartil superior (25% melhores). No ano e em 12 meses a rentabilidade está entre os 5% melhores fundos. Em 24 e 36 meses, a rentabilidade está próxima ao quartil superior dos 50 fundos de pensão monitorados pela Mercer.

No mesmo relatório, a Abrilprev está posicionada próxima ao quartil superior na rentabilidade anualizada de 48 meses (11,91%), dentro do universo de fundos de pensão acompanhados pela consultoria Mercer.

O DP (desvio padrão), que mede o risco do portfólio, encontra-se abaixo da mediana. Diante da análise desses indicadores, verifica-se que o portfólio da Abrilprev vem apresentando elevado retorno no longo prazo com risco mediano em relação ao grupo de fundos de pensão monitorado pela Mercer

É importante ressaltar que a Abrilprev se encontra entre os melhores no ranking de rentabilidade dos fundos de pensão analisados pela Mercer no período de 48 meses, resultado que reflete a consistência da política de investimentos de longo prazo adotada pela Abrilprev.

Política de Investimentos

Conforme a política de investimentos aprovada para 2018, a Abrilprev deu continuidade aos ajustes no seu portfólio, visando uma maior diversificação de suas aplicações. Foi aumentada a alocação em investimento no exterior, passando de 3% do patrimônio em 2017 para os atuais 5%. No segmento de renda variável (ações), foi elevada a participação de 10,5% do final de 2017 para 13% em abril. Iniciamos a aplicação em uma nova modalidade de investimentos - a de Investimentos Estruturados - aplicando 5% em dois fundos multimercados, SPX e Itaú Kinea Chronos. Além dessas alterações, foi reforçado o fundo de liquidez da nossa Entidade, que utilizamos para pagamento dos benefícios mensais do ano e despesas administrativas. A origem dos recursos para essas alocações foi o fundo exclusivo da Abrilprev com o Itaú, que foi extinto e apresentava performance de longo prazo inferior ao seu objetivo. Essas alterações estão sendo realizadas diante do cenário desafiador de taxa básica de juros da economia brasileira em nível historicamente baixo, que repercute diretamente no retorno dos investimentos.

Melhorias no Plano de Benefícios

O novo regulamento, que entrou em vigor em fevereiro de 2018, possibilita aos participantes do Plano uma maior flexibilização na administração de seu dinheiro. Com as mudanças, o plano se alinha às tendências do mercado de previdência complementar e aos avanços na realidade social e familiar do brasileiro. Clique aqui e veja as novidades.

Imóvel

Em maio, a Abrilprev fechou um acordo com a Locatária referente aos pagamentos de aluguel em aberto. Nesta negociação, foi realizada a confissão dívida, com multa e correção, e acordado o início do pagamento em janeiro de 2019, com correção mensal pela meta de retorno da Abrilprev. Adicionalmente, a Locatária deverá retornar os pagamentos de aluguel no próximo mês de setembro. Complementarmente, o nosso Conselho Deliberativo determinou que, caso a locatária volte a ficar inadimplente, a Diretoria Executiva deverá tomar as medidas legais cabíveis para reaver os valores. A Administração também está avaliando a possibilidade de realizar oferta pública de venda do imóvel, com divulgação em jornal de grande circulação.

Importante ressaltar que, nesse mês de maio, por exigência legal, foi reconhecido na cota do plano o valor de mercado do imóvel, que adicionou R$ 16,7 Milhões ao patrimônio da Abrilprev e trouxe um incremento de 1,7% na rentabilidade do mês.

Fique atento às notícias da Abrilprev. Entre no site www.abrilprev.com.br e veja o histórico das suas contribuições. Ainda no site você pode ter acesso a todas as informações detalhadas da nossa Entidade (Regulamento, Estatuto, Política de Investimentos, Manual de Governança) e outras notícias relevantes.

Abrilprev Sociedade de Previdência Privada

Diretoria Executiva: Marcelo de Oliveira Figueiredo (Superintendente e AETQ).

Administração: Carlos Silva, Cleber Nicolav, Marcos Sousa, Regianne Costa, Renan Dioclecio, Ricardo Cabrera, Roberta Orfila e Silvia Lopes

Atendimento: Av. Otaviano Alves de Lima, 4400 - 2º andar - Freguesia do Ó, SP - 02909-900

(11) 3990-2030 | abrilprev@abrilprev.com.br | www.abrilprev.com.br


(Matéria atualizada em 01/08/2018 15:50).

Termos de Uso e Política de Privacidade

Mapa do site